Vestido de noiva: por que casar de branco?

O vestido de noiva, diferente de outros trajes sociais de luxo, evidencia diferentes traços culturais, religiosos e históricos. É uma vestimenta muito importante para a vida de muitas mulheres e, por isso, é um dos primeiros itens a serem escolhidos! Quando imaginamos um vestido de noiva, a primeira característica que surge em nossas mentes é a sua cor, o branco. No Brasil, e em muitos países, a escolha do vestido neste tom é uma tradição forte e de longa data. Mas, vocês conhecem a origem do vestido de casamento branco? Vamos contar um pouco da história para vocês!

Durante muito tempo, as noivas usaram vestidos de cores variadas. Como os casamentos eram baseados em contratos aristocráticos e status, o que importava mesmo era o luxo da vestimenta: tecidos vindos do Oriente, cores fortes e adereços suntuosos. E como chegamos ao vestido branco?

Há controvérsias entre pesquisadores sobre a origem desta tradição. Alguns indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, teria sido a pioneira, ainda no século XVI. Ela teria escolhido o tom em homenagem a família Guise, de sua mãe, cujo brasão era branco. Outros relatos apontam para a Rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. O vestido branco utilizado por ela, com detalhes em dourado e decote quadrado, teria causado agitação na Corte, visto que, na época, a estética religiosa indicava o uso de cores escuras e modelos bem fechados. Existe também a vertente que indica que Napoleão Bonaparte e sua esposa, Josefina, em 1804, popularizaram o uso do traje branco, usados durante a cerimônia de união do casal e durante a coroação.

No entanto, a história mais conhecida é a da Rainha Vitória da Inglaterra! O seu casamento, em 1840, lançou diversas tendências e definiu a maioria das tradições seguidas até hoje, como o uso do véu, da marcha nupcial e do buquê de flores brancas pequenas. Ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e, por isso, o uso do vestido de noiva branco tornou-se símbolo da pureza e do romantismo.

castelovps

castelovps

Deixe um comentário

Sobre o Castelo

O casamento dos seus sonhos, renovação de votos, aniversários e outros eventos em um ambiente medieval, com estrutura completa para você não precisar se preocupar com nada em 24 parcelas fixas sem juros. Fale agora com uma consultora do Castelo.

Últimos Posts

Segue aí

Sonhos no Mundo Real

Receba as novidades

Cadastre o seu e-mail e fique sabendo de tudo sobre o mundo dos eventos e hospedagem do Castelo de Itaipava

Shopping Basket
Dúvidas? Clica Aqui