Blog do Castelo

Mesa de doces em eventos - saiba como organizar na sua festa

Você sabia que a mesa de doces em festas e eventos é uma particularidade do Brasil? Em outros países não é comum ter uma mesa com docinhos dispostos em uma mesa decorada. Essa é uma tradição bem brasileira e gostosa. A mesa de doces, além de trazer muitas delícias, é parte fundamental da cenografia de um evento, tanto em festas de debutantes quanto em casamentos.

Os doces variam conforme a temática da festa. Doces caseiros são uma boa opção para qualquer ocasião, seja casamento, aniversários, chás, etc. Se a sua festa é mais formal e elegante, uma opção é variar entre os doces gourmet e os tradicionais, estes, agradam a maioria tanto nas festas mais caseiras quanto nos grandes eventos. Não existe uma regra para a escolha dos doces, o importante é que expressem o carinho e a essência da festa.

A quantidade de doces para festas e eventos é relativa. É indicado, geralmente seis doces por convidado. Mas, vale lembrar que os anfitriões podem pedir uma quantidade maior de alguns tipos, levando em consideração que todo mundo tem um doce queridinho.

As combinações podem ser das mais variadas possíveis, mesclando os doces com decoração, por exemplo. Os formatos dos doces também podem variar, combinando com a decoração e tema da festa. Todos os convidados gostam de experimentar o que tem na festa, mas tome cuidado, não exagere na variedade, pois pode ser que alguns convidados não consigam experimentar todos os sabores. Os doces podem ser diferentes no sabor, na textura e até na sua apresentação.

Se preocupar demais com a mesa de doces pode causar estresse desnecessário. É muito comum que alguns convidados queiram provar os docinhos antes da hora planejada. Os cerimonialistas ou outros membros responsáveis por organizar a festa, normalmente tentar controlar para que isso não ocorra, principalmente para evitar que fiquem “buracos” nas fotos, mas, o melhor mesmo é deixar todos à vontade, afinal é dia de comemorar. Para as fotos do evento, que ficarão de recordação, ao lado dos docinhos também pode ser usado o bolo fake.

Antes de encomendar os doces no Buffet, peça uma prova. Geralmente são enviadas caixinhas com provas dos doces, assim, os noivos, aniversariantes e debutantes em geral, podem escolher quais gostam mais, sem terem surpresas desagradáveis durante o evento.

Hoje, vários buffets já disponibilizam doces sem lactose, assim como doces sem glúten e até sem açúcar. Ter essas opções alternativas na sua festa pode ser muito legal, caso você tenha convidados que tenham intolerância ou alergias a alguns ingredientes. É uma forma carinhosa de mostrar aos seus convidados que você se preocupa e se importa com eles.

Não esqueça de identificar os doces. Esta dica é importante principalmente no caso da sua festa ter uma variedade de doces gourmet ou decorados, que são mais difíceis de identificar o sabor. Uma opção é colocar pequenas plaquinhas que identifiquem o sabor do doce. Dessa forma, os convidados podem pegar os que mais os agradam, evitando desperdícios e evitando que alguém coma algum doce que possa causar alergia, por exemplo.

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 24 98801-2868
Hotel+55 24 99911-9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 98669-1034
Taberna do Castelo: +55 24 99977-5477
Solar: +55 21 98669-1033