Blog do Castelo

Mês das noivas: por que maio?

Mês das noivas: por que maio?



Todos nós já ouvimos falar ao menos uma vez na vida que maio é o mês das noivas! As datas dos casamentos, geralmente, ficam muito concorridas durante este mês, com igrejas e casas de festas prontas para organizar e receber os eventos. Mas você sabe por que maio tem esse reconhecimento? Confira a seguir!



Tradição do Hemisfério Norte



O mês de maio no hemisfério norte marca o ápice da primavera, a estação do ano conhecida pela chegada das flores e pelo início das colheitas! Esses elementos, ao longo dos séculos, passaram a ser associados à celebração do amor no casamento e à feminilidade, no caso específico das flores. Por isso, maio não é somente ligado às noivas, mas também às mães e Maria.



Durante maio, o clima é mais ameno: não tão quente como no verão e não tão frio quanto no inverno. Na Idade Média, diferentes sociedades esperavam o aumento das temperaturas para conseguir tomar banho, mesmo porque não existia calefação ou sistema de aquecimento. Qualquer atividade com água era adiada. Assim, somente no início da primavera que as pessoas tomavam o primeiro banho do ano e ainda aproveitavam as flores para se perfumar. Era ou não era a época ideal para casamentos? Todos bem limpos e cheirosos. Além disso, para deixar o ambiente mais perfumado, a noiva levava um ramo de flores junto ao seu corpo, dando início à tradição do buquê! Maio também possui uma menor incidência de chuvas, o que propiciou a escolha do mês para festejos e reuniões ao ar livre.



2. Igreja Católica



De acordo com a Igreja, maio é o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus. Como o matrimônio, para os católicos, está ligado à pureza, à família e ao fortalecimento do compromisso com a fé, o mês traz um significado especial para as noivas que desejam casar sob a égide do catolicismo.

No Brasil, apesar de não ser o mês com maior número de casamentos, maio permanece com a fama de “mês das noivas”. Segundo pesquisas, ele é o terceiro mês mais escolhido, ficando atrás apenas de dezembro e janeiro. A questão financeira é a grande responsável pela escolha dos noivos por esses últimos meses, com fatores como o recebimento do 13º salário, bônus e férias de fim de ano pesando bastante. Na Inglaterra, o mês favorito é junho! A tradição remonta às homenagens feitas pelos romanos a Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Nos EUA, fevereiro é o mês nacional dos casamentos, tendo em vista o Valentine’s Day, comemorado no dia 14 de fevereiro.

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 21 9.9839.0101
Hotel+55 24 9.9911.9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 9.8669.1034
Restaurante do Castelo: +55 24 9.9977.5477
Solar: +55 21 9.8669.1033