Blog do Castelo

Fiquei noiva. Por onde devo começar a organizar meu casamento?

Após o noivado muitos casais entram em pânico por não saberem quais as primeiras providências a serem tomadas de uma lista enorme de afazeres. Quais os primeiros passos a serem tomados? Avisar os amigos e parentes? Contratar um cerimonialista? Pedir orçamentos?

Em alguns passos, é possível organizar o evento com antecedência, se preparando para eventuais imprevistos. Selecionamos alguns itens importantes a serem seguidos até o dia do “sim”.

Defina a data do casamento -

Nem sempre o casal consegue definir a data e horário da cerimônia logo após anunciar o noivado. Mas é importante que haja pelo menos uma previsão para que se comece a tomar consciência dos preparativos até o casamento. É indicado que seja definida a estação do ano em que o evento ocorrerá, assim será mais fácil agendar alguns preparativos. O próprio local do evento deve ser escolhido de acordo com a estação, pois se a cerimônia for ao ar livre, por exemplo, épocas que chovem muito não são aconselhadas.

Orçamento –

Para dar forma à cerimônia, o valor que podem dispor financeiramente é o que irá sinalizar qual tipo de decoração da festa de casamento poderão fazer. Além disso, com o orçamento definido, fica mais fácil definir o local ideal, seja ele um sítio, uma casa de festas, um castelo e até mesmo a igreja onde será celebrada a cerimônia.

Não tenha medo de pedir ajuda – Antes de mais nada você e seu noivo precisam montar uma rede de apoio. Uma rede de apoio é formada por aquelas pessoas interessadas em ajudar e que serão a válvula de escape na hora de resolver um detalhe de última hora. Na maioria das vezes essas pessoas são os pais dos noivos, mas é possível envolver os padrinhos e outros amigos e parentes mais chegados.

Parece bobagem, mas não é: ter com quem contar na hora do aperto é muito importante. Especialmente quando o cronograma está apertado e acontece um imprevisto. Então não se esqueça de atentar para essa equipe.

Lista de convidados –

Fazer a pré-lista de convidados deixará claro qual o tamanho do local para a celebração mais adequado e o espaço para a festa, bem como o buffet a ser escolhido. Obviamente, a lista sofre modificações e também ausências no decorrer do período dos preparativos. Sempre é estimado um percentual de não participação e muitos, mesmo tendo recebido um convite de casamento criativo e caprichado, acabam não comparecendo. Peça para que os seus convidados confirmem com pelo menos uma semana de antecedência do evento.

Local e buffet –

Após definir orçamento e lista de convidados, é hora de saber onde será realizado o casamento. Pesquise por lugares que tenham boa reputação e não deixe de pesquisar pelas redes sociais – assim poderá ver avaliações reais de outras pessoas que fizeram a locação do espaço. Definido o local, escolha o buffet. Peça prova de pratos, petiscos e bebidas que você não conheça. Tenha certeza que a comida vai agradar aos convidados, pois essa é uma parte importante da festa.

Lista de presentes –

A lista de casamento é uma tendência que vêm crescendo ano a ano. Existem sites onde você pode cadastrar a sua lista. Funciona assim: você monta a lista com os presentes virtuais para cada convidado escolher qual comprar. Também é possível definir contribuições para a viagem de lua de mel. Quem mora longe, por exemplo, não deixa de presentear os noivos.

Depois que todo mundo estiver avisado, os convidados compram os presentes virtuais pelo site ou contribuem com o valor indicado. É possível acompanhar  todas as novidades pelo site e, inclusive, agradecer a cada um. Ao final do período o casal resgata o valor arrecadado em dinheiro.

Tema da cerimonia e da festa –

Tradicional, descontraída, minimalista, medieval... Qual será o tema escolhido? Saibam que o estilo de cerimônia e tema da recepção, é o que determina muitas das escolhas. Portanto, antes de definir alguns itens, o casal deverá conversar sobre o décor e conceito que desejam para direcionar também as primeiras definições. Aqui (iserir o link http://www.castelodeitaipava.com.br/ver-blog/festa-com-tema-medieval-/60 ) falamos sobre festas com tema Medieval!

Vestido e acessórios –

O vestido da noiva é um dos itens mais importantes do evento, principalmente para as moças que sempre sonharam em casar. A escolha do vestido determinará que tipo de noiva você quer ser: moderna, clássica, ousada, básica, tradicional... São inúmeros modelos e escolher um só pode ser uma tarefa difícil. O vestido, assim como a decoração, deve combinar com o tema da festa, mas são diversas combinações de bustos, saias, bordados, babados e tecidos que podem compor o vestido ideal para o grande dia. Procure pelo vestido o quanto antes. Não esqueça dos acessórios.

Músicas e atrações –

Assim como os espaços e igrejas são concorridos e necessitam de prazos e requisitos para a reserva, os profissionais da área também. Portanto, comecem a buscar e a conhecer o trabalho do profissional com bastante antecedência. É interessante contratar músicos para tocar durante a cerimônia e um DJ para a festa, mas isso vai depender do tema escolhido para o evento. Alguns casais contratam bandas, ou apenas um cantor para emocionar os convidados durante a troca de alianças.

Não se esqueça do fotógrafo –

Hoje em dia quase todos nós temos smartphones e conseguimos registrar tudo que está em nosso alcance. No entanto, o olhar de um profissional da área ajudará – e muito – a guardar todos os detalhes do casamento, desde a entrada da noiva até a decoração das mesas. Por isso, busque por portfólios e orçamentos, converse com o fotógrafo e explique quais os tipos de fotos você e seu noivo querem registrar.

Com um bom planejamento e organização, a cerimônia e a festa do seu casamento têm tudo pra ser inesquecível e um grande sucesso. Siga nossas dicas!

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Whatsapp: +55 24 2223-9292