Blog do Castelo

Festas de formatura temáticas são tendências este ano.

Festas de formatura temáticas são tendências este ano.

A formatura é com certeza um evento muito esperado pelos estudantes, sejam eles escolares ou universitários. O tão esperado momento de receber o diploma merece uma festa inesquecível.

A escolha da festa é um passo importante pela turma de formandos. O local do evento, o buffet, quais atrações contratar, como enviar os convites e quais trajes usar são algumas das preocupações dos estudantes, mas a decoração das festas vem chamando mais atenção nos últimos anos e a tendência do momento são as festas temáticas!

Especialistas nesse setor apontam diversas razões para esse crescimento na popularidade. Andreas Piekarz, CEO do site Organizando Eventos, disse ao Terra, que as formaturas seguem um caminho semelhante a outros tipos de festa.

"Os temas para festas de adultos estão cada vez mais acompanhando a mesma linha. Por isso, para criar o fundo de cena da formatura, também têm sido usados personagens de filmes ou desenhos, ou elementos do curso, como música, cenário de obras, ou indústrias", afirmou Piekarz.

Dentre os assuntos que estão em alta, podem-se citar ainda os Anos 60, Havaí ou Fundo do Mar, Idade Média além de temas Geek. A lista, no entanto, é extensa, e pode contar com improvisações. Mas o fator mais importante é que haja unanimidade entre os formandos, ou, pelo menos, que a maioria vote por aquele tema.

Como decidir o tema da festa de formatura?

Todas as decisões tanto para o baile quanto para a colação de grau devem ser feitas em conjunto. Geralmente, quem organiza tudo é a comissão de formatura. Mas quem está à frente nesse processo deve sempre levar em consideração a opinião de todos os envolvidos.

Ou seja: a melhor forma de escolher sobre o que será a festa de formatura temática é por meio de uma votação. Primeiramente, deve-se deixar toda a turma livre para dar ideias de temas. Desse brainstorming inicial, vão sair algumas opções para que seja eleita apenas uma delas.

Para Piekarz, o sucesso do baile de formatura vai depender da criatividade para fazer com que o evento fique na memória de todos. "Inovação é a palavra, tudo que é inédito é inesquecível", explica.

Planejando o orçamento

Antes de escolher o tema da festa, o orçamento deve ser calculado com base no que cada formando pretende gastar. Para chegar a um valor aproximado, o primeiro item a ser avaliado é o número de convidados.

Geralmente, a parte mais cara de qualquer evento é a comida. Decoração acaba sendo diluída entre os participantes, o que não fica tão dispendioso. Assim que tiver decidida essa parte da quantidade de pessoas, é essencial comparar as cotações de cada fornecedor.

Os valores costumam ser bem variáveis e os fatores que mais pesam neste orçamento costumam ser a época do ano em que é feita a festa, além do dia em que cair a data. Fins de semana são mais caros em relação a local, buffet e todos os outros serviços.

Cuidado com decoração e acessórios

Uma das principais dúvidas na hora de planejar uma festa de formatura temática é em relação à decoração. Nesse tipo de evento, esse será um ponto essencial. Ele que vai nortear todos os detalhes e surpresinhas da celebração.

Além disso, não devem ser esquecidos ainda os kits de acessórios para os formandos, que podem conter neons, óculos, perucas e diversos artigos personalizados. Ainda têm aqueles que pedem mesas de guloseimas, mesmo depois de adultos, para relembrar a infância.

Concluindo, são muitos os detalhes na hora de pensar uma festa de formatura temática. A comissão pode ajudar muito na hora de centralizar as decisões. Mas, mesmo que seja uma comemoração mais íntima, só com parte dos alunos, esse tipo de evento tende a agradar a maioria dos formandos.

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 24 98801-2868
Hotel+55 24 99911-9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 98669-1034
Taberna do Castelo: +55 24 99977-5477
Solar: +55 21 98669-1033