Blog do Castelo

Festa de debutante: o significado das tradições

Festa de debutante: o significado das tradições

Comemorar os 15 anos com uma festa deslumbrante é o sonho de muitas meninas! Elas esperam ansiosamente pelo grande dia e planejam tudo deste muito cedo, afinal, esse é o momento de brilhar! As festas de debutante são cheias ritos de passagem e momentos que ninguém quer deixar de fora. No entanto, muitos pais e aniversariantes não conhecem o significado e as origens de tais tradições. Quer saber um pouco mais? Confira a seguir!

A palavra debutante deriva do francês début, que significa início ou estreia. Na segunda metade do século XVI, na Europa, as famílias nobres realizavam grandes bailes para apresentar suas filhas à sociedade. O objetivo era atrair pretendentes às moças. De acordo com a tradição da época, o 15º aniversário de uma menina marcava a passagem da infância para a vida adulta. Ela poderia usar roupas adultas, frequentar reuniões sociais e namorar. O baile, na realidade, representava a aliança entre as famílias nobres. Atualmente, as festas de debutante não têm mais esses objetivos! O baile tornou-se, antes de mais nada, a comemoração de uma nova fase da vida das jovens. Elas escolhem todos os detalhes da festa e tudo que têm direito. No entanto, algumas tradições ainda permeiam os bailes, mesmo que adaptadas aos tempos modernos. Algumas são:

Valsa

Desde os primórdios dos bailes de debutante europeus, a valsa era considerada a dança oficial. Tal modalidade surgiu na Áustria e na Alemanha do início do século XII e embora seja considerada clássica, sua origem é campestre. O estilo da dança é marcado pelo ritmo lento e pelos movimentos que formam círculos pelo salão, como se estivessem dando voltas. Com passos simples e muito elegantes, a dança conquistou rapidamente popularidade.

A princípio, a aristocracia e as classes sociais mais altas consideravam a valsa vulgar e, por conta disso, alguns países europeus até chegaram a proibi-la. Para eles, a valsa era imoral e o contato físico inapropriado. No entanto, ela começou a ganhar força nas camadas populares até que, no fim do século XVI, a dança passou a ser aceita pela alta sociedade, transformando-se em um gênero clássico. Foi exatamente nesta época que os bailes adotaram a valsa!

No contexto da debutante, a valsa representa a primeira dança da jovem, quando a vida infantil é deixada para trás e a adolescência é atingida. O primeiro par é seu pai, depois valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe. O ritmo pode ser o clássico, mas muitas meninas, hoje em dia, escolhem outros estilos musicais. Fica a critério de cada uma! A valsa também pode ser o momento da abertura da pista de dança.

Troca do Vestido | Troca do Sapato | Entrega da Joia

A troca do vestido, a troca dos sapatos e a entrega da joia simbolizam a passagem da infância para a vida adulta. Tradicionalmente, o primeiro vestido é mais simples e é utilizado para receber os convidados. O segundo, pelo contrário, é exuberante e mais adulto, justamente para marcar tal transformação. É durante a valsa que ele é utilizado.

No entanto, antes mesmo de começar a dança, é realizado outro rito: a troca de sapatos. Com a ajuda do pai ou do príncipe, a debutante retira os sapatos baixos e passa a utilizar sapatos altos. Como antigamente as crianças não podiam usar saltos, o rito simboliza também a caminhada da jovem rumo à vida adulta. Por fim, a joia é entregue pelo pai ou avô após a valsa, podendo ser um anel, uma pulseira ou um colar. Além de complementar o visual, o acessório tem esse significado muito especial.

Passagem da Boneca

Esta é outra maneira de simbolizar a nova fase da aniversariante. O ritual da troca da boneca não é mais tão comum como antes, mas continua fazendo parte de algumas festas. A debutante troca uma boneca, muitas vezes vestida como ela, por um buquê de rosas. O rito de passagem é também realizado antes da valsa! Além disso, quem entrega a boneca para a aniversariante e troca pelas flores é, geralmente, uma menina mais nova.

15 Damas ou Casais

Segundo a tradição, a debutante deve escolher 15 damas, acompanhadas de 15 meninos ou não, para cumprir um papel simbólico durante a valsa. As damas ou os casais entram primeiro no salão para formar um corredor de entrada para a aniversariante! No momento da valsa, cada dama ou casal deve segurar uma vela para que a debutante as apague enquanto dança. Este ato simboliza os anos que passaram desde a entrada da jovem na vida adulta.

Debutante, agora que você já sabe os significados das tradições é só começar a planejar sua comemoração no Castelo! Caso você prefira uma festa super tradicional, aposte nesses ritos de passagem e tudo será perfeito! Entretanto, se a ideia é fazer uma festa moderna, existem diversas maneiras de adaptar as tradições para os dias atuais. Você pode escolher músicas da atualidade para a valsa, criar coreografias divertidas com seus amigos e muito mais. Que seja do seu jeito!

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 21 9.9839.0101
Hotel+55 24 9.9911.9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 9.8669.1034
Restaurante do Castelo: +55 24 9.9977.5477
Solar: +55 21 9.8669.1033