Blog do Castelo

Dicas para escolher a aliança de casamento perfeita!

Dicas para escolher a aliança de casamento perfeita! 

 

Do latim alligare, a palavra aliança significa união, ligação ou pacto entre duas ou mais entidades. No contexto do matrimônio, a aliança é o símbolo máximo da união e do compromisso entre duas pessoas. A joia escolhida pelo casal possui grande valor afetivo e emocional, pois traduz todas as juras de amor, de cumplicidade e fidelidade! Para além de um simples objeto, a aliança de casamento expressa a comunhão entre o material e o espiritual, entre o concreto da joia e a sublimidade do sentimento. A escolha da aliança, neste sentido, é muito importante! Confira nossas dicas para escolher a aliança de casamento perfeita! 

 

  • Defina um orçamento! 

Antes de qualquer coisa, o casal deverá saber o quanto pode gastar. Os valores variam de acordo com o material utilizado e o estilo da aliança. Modelos anatômicos e mais leves costumam ser mais baratos e, em contrapartida, os que são decorados com pedras preciosas – como diamantes - são mais caros. Com o orçamento em mãos, a escolha do par de alianças será mais muito fácil e sem sustos!  

 

  • Pesquise bastante e visite lojas especializadas! 

Inicie a busca pelas alianças com antecedência, pelo menos uns 4 ou 5 meses antes do grande dia, principalmente se o casal optar por modelos personalizados. A gravação dos nomes e da data do casamento pode demorar até um mês para ficar pronta, portanto, não deixe para escolher em cima da hora!  

Visite joalherias com boa reputação, de confiança ou recomendadas por amigos e familiares! Pergunte tudo que puder: sobre os certificados do ouro, das pedras preciosas; sobre os diferentes pesos e cortes. Da mesma forma, é importante ficar atento às formas de pagamento, nota fiscal, garantia, suporte e termos de troca. Se optar pela compra online, verifique se as alianças serão enviadas com seguro. Por último, mas não menos importante, experimente as joias – se possível! Sinta o peso, teste os modelos preferidos e verifique o tamanho.  

 

  • Escolha o modelo! 

Algumas características das alianças variam de modelo para modelo. Fiquem atentos aos seguintes pontos: 
 

A) Largura, espessura e diâmetro: o casal pode optar por alianças discretas (de 2mm a 4.5mm), intermediárias (de 5mm a 6.5mm) ou largas (de 7mm a 9mm). Lembre-se que a largura está diretamente associada ao peso e, consequentemente, ao valor da joia! O diâmetro interno corresponde à medida do dedo. A espessura é a “altura da aliança” e influenciará a resistência e o conforto da joia. 

 

B) Formato: o formato é outro ponto relevante! O casal tem a opção de escolher modelos clássicos, isto é, os que possuem exterior arredondado. Para os que preferem algo mais moderno, as alianças com exterior reto são ideais! Existem alianças com texturas, com pedras, lisas ou totalmente personalizadas. Normalmente, o formato interior das alianças é anatômico ou boleado, isto é, levemente arredondado. Desta forma, o anel fica mais confortável e não prende a circulação. Em suma, o gosto e o orçamento do casal irão ditar as regras!  

 

C) Material: o mais utilizado pelos casais é o ouro. Ele pode ser amarelo, branco ou rosé; de 14K, 18K ou 24K. Quanto maior o quilate, mais caro e puro o material será. O ouro amarelo continua sendo o mais querido! Na dúvida, aposte nele. O ouro branco é uma opção para os casais que não gostam tanto do tom dourado. As joias nesta cor, geralmente, recebem um banho de ródio e, por isso, ficam com aspecto prateado. A única desvantagem é que, para manter o tom, o ouro necessita destes banhos de tempos em tempos. O ouro rosé é uma variação do 18K! É moderno e diferenciado, sendo composto exclusivamente por metais avermelhados.   

As alianças também podem ser confeccionadas em prata, platina ou titânio. Os acabamentos são excelentes e mais em conta! Da mesma forma, têm surgido no mercado alianças em aço ou cerâmica. Os valores são variados e não perdem no quesito beleza! 

 

D) Acabamento: o acabamento pode ser polido, diamantado, fosco, acetinado e outros. Os mais utilizados são o polido e o fosco! Com o polimento, as alianças ficarão mais brilhantes e espelhadas. Por outro lado, o remate fosco as deixará mais opaca. Em geral, o acabamento é facilmente alterável. O casal pode mudar quando quiser! 

 

Em suma, o par de alianças perfeito é aquele que toca o coração do casal. Que seja o mais bonito, o mais confortável e o mais durável, mas sempre de acordo com a personalidade de cada um. Vale destacar: o casal pode escolher junto ou um dos noivos pode fazer uma surpresa! Da mesma forma, os noivos podem optar por utilizar alianças diferentes, mas que combinam de alguma maneira. Gostaram das dicas? Agora é só escolher! 

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 24 98801-2868
Hotel+55 24 99911-9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 98669-1034
Taberna do Castelo: +55 24 99977-5477
Solar: +55 21 98669-1033