Blog do Castelo

Bodas de Casamento: os aniversários mais comemorados e seus significados

Bodas de Casamento: os aniversários mais comemorados e seus significados 

 

A renovação dos votos de casamento é a celebração do amor, do compromisso e a confirmação de todas as promessas feitas no altar. É um momento de muita alegria que, com toda certeza, não pode passar em branco! O casal pode comemorar como e quando quiser, mas uma grande festa é sempre bem-vinda, ainda mais se na época do casório isso não foi possível. As bodas são cheias de simbologia e significados! Para cada aniversário de casamento, um material diferente é definido como símbolo da união. Quanto maior for o tempo, mais resistente será o material. Mas, vem cá, você sabe o significado de cada boda?  Confira os significados de alguns aniversários e comece o planejamento da comemoração!   

 

  • Bodas de Papel – 1 ano 

O papel é o símbolo do primeiro ano do casamento, pois é nele que o casal começa a escrever suas histórias. É um material frágil, que precisa de cuidado e por isso representa o início da união. Muitos casais no Brasil seguem o costume de congelar o primeiro andar do bolo de casamento para que, nas bodas de papel, possam comê-lo novamente, como forma de lembrança e comemoração. 

 

  • Bodas de Madeira – 5 anos 

A madeira simboliza o fortalecimento da relação. É nesta etapa que o casamento começa a criar raízes, amadurecendo todos os dias. É um material resistente, mas que precisa de cuidados: o fogo ou a chuva podem deteriorá-lo. Simbolicamente, o mesmo vale para o casamento. Alguns casais comemoram como bodas de ferro, indicando durabilidade.  

 

  • Bodas de Estanho – 10 anos 

O estanho, por ser um metal maleável, representa o relacionamento que está em uma etapa mais madura e harmônica. O casal já convive há bastante tempo e já sabe lidar com desentendimentos e particularidades da personalidade de cada um. Resistência e flexibilidade representam os 10 anos! Alguns comemoram como bodas de zinco, material que protege alguns metais de sofrer corrosão. Representa a barreira que o casal construiu para superar pontos negativos e se manter firme. 

 

  • Bodas de Cristal – 15 anos 

O cristal é um elemento precioso, que demora tempo para ser constituído. Desta forma, o cristal indica a solidez e a transparência alcançadas durante os 15 anos de relacionamento. A confiança e a dedicação são fundamentais. 

 

  • Bodas de Prata – 25 anos 

É uma das bodas mais tradicionais! Nesta data, comemora-se não só a união do casal, mas a construção da família. A prata é um material duradouro, precioso, maleável e bastante valorizado. Simboliza a maturidade e a consistência do relacionamento. Essa comemoração surgiu na Alemanha, quando era costume presentear com coroas de prata os casais que completassem 25 anos de união; os com 50 anos recebiam coroas de ouro. 

 

  • Bodas de Ouro – 50 anos 

O ouro é um dos materiais mais nobres que existe. Na comemoração dos 50 anos de casamento, simboliza a riqueza e a valorização do matrimônio; o amadurecimento e a solidificação da relação, bem como a construção da família! Com o passar dos anos, o material continua precioso, brilhante e maleável, podendo ser adaptado às mais diversas circunstâncias. No Brasil, geralmente, é feita uma celebração para a renovação dos votos, na qual marido e mulher trocam novas alianças de ouro, feitas especialmente para ocasião.  
 

As bodas mais comemoradas no Brasil são as de 10, 25 e 50 anos. O casal pode comemorar qualquer outra data da união, é claro! Fica a critério de cada um. Faça planos, organize com sua família e comemore bastante. Que tal uma festa no Castelo de Itaipava com tudo que tem direito? 

Já começou a sonhar com a sua festa?

Entre em contato conosco e veja como é fácil realizar este sonho!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Whatsapp: +55 24 2223-9292