Uma estranha visitante rondava o Castelo de Itaipava

O Castelo de Itaipava vem ao longo dos anos acumulando boas histórias para contar. Como já dissemos aqui, antes de ser cenário de grandes festas e eventos, o castelo foi uma fazenda, residência de verão da família Smith Vasconcellos. Na época, eram criados animais de várias típicos de fazenda: cavalos, bois, carneiros e ovelhas. E talvez por isso, tenha atraído uma “estranha visitante” para Itaipava que, sem dúvidas, deu o que falar!

Uma onça começou a rodear o castelo e as casas vizinhas, e causou um verdadeiro alvoroço em caçadores, funcionários do castelo e a imprensa local. Em meados de setembro de 1958, há 60 anos, o Castelo de Itaipava virou um acampamento de curiosos e especialistas que queriam capturar o animal.

“Uma onça perigosa já comeu 29 carneiros no velho castelo – está aparecendo há cerca de 50 metros da vila – receia-se pela vida das crianças que residem próximo à local. (…) Itaipava está em alvoroço com o aparecimento, nestes últimos dias, de uma perigosa onça nos terrenos do velho castelo do Barão Jayme Smith de Vasconcellos sobre o qual em tempos que não estão muito longe surgiram inúmeras lendas, inclusive de aparições que ali estariam ocorrendo. Daí ter criado a fama de castelo mal-assombrado. A onça que agora aparece por ali, segundo os primeiros informes que tivemos, estava devastando a criação de carneiros do castelo tendo comido mais de vinte, e ponto em perigo a vida das crianças e mesmo adultos moradores das casas situadas no terreno e mesmo nas circunvizinhas”.
(Jornal Diário de Petrópolis, 06/09/1958, Estranha visitante ronda o Castelo de Itaipava)

As notícias não pararam por aí, por quase dois meses, repórteres, cinegrafistas e caçadores ficaram plantados no Castelo para tentar ao menos ver a tal onça de perto. Nas reportagens da época contam que foram feitas armadilhas, caça com a ajuda de cães, e passaram noites em claro, em busca do felino. Além de preocupação nos moradores do castelo, a onça causou uma grande confusão nos interessados em capturá-la. Os caçadores começaram a disputar quem iria apanhar o “temível” animal!

“O caçador Henrique Serpa ouvido pela reportagem, declarou que passou uma noite inteira à espera de que a onça aparecesse e tudo em vão, mas que, brevemente, iria fazer uma armadilha para atrair o felino.

Agora fomos procurados pelo caçador Kozlovsky profundo conhecedor do ramo e que veio contestar as afirmações do sr. Serpa. Disse-nos o sr. Kozlovsky que onça não cai em armadilha. É um animal sabido e que não existe, na história, nem uma única vez em que pudesse prender ou matar uma onça atraindo-a à alguma armadilha. Daí duvidar que se trate de onça mesmo. Frisou que desafia o sr. Serpa a capturar o bicho, se for onça, com o auxílio de uma armadilha. Indo além, declarou-nos o sr. Kozlovsky que a onça é um animal muito perigoso, e que só pode ser pegado de surpresa, pois do contrário é impossível.

Falou-nos também sobre o caso, o engenheiro Salim Farah, que nos disse acreditar tratar-se de um gato do mato. No local que é, segundo declarou, não existe onça e o gato do mato é muito parecido com aquele animal. Tem as unhas iguais lâminas de gilete e ataca a traição”.

(Jornal Diário de Petrópolis, 14/09/1958, Volta ao cartaz a onça de Itaipava – Divergem os caçadores)

De onça perigosíssima a gato do mato, as suposições eram as mais diversas! O felino ficou tão famoso que recebeu o nome de “Onça de Itaipava”. O que conta a história é que ninguém conseguiu vê-la cara a cara, mas que pensando bem é uma tremenda sorte não encontrar com um felino desses. Por alguns meses ela continuou deixando alguns rastros nos arredores, e acabou devorando mais alguns dos carneiros do barão. Não sabemos ao certo se ela foi capturada. Mas que o animal se tornou uma atração à parte no Castelo, isso não temos dúvida!

castelovps

castelovps

Deixe um comentário

Sobre o Castelo

O casamento dos seus sonhos, renovação de votos, aniversários e outros eventos em um ambiente medieval, com estrutura completa para você não precisar se preocupar com nada em 24 parcelas fixas sem juros. Fale agora com uma consultora do Castelo.

Últimos Posts

Segue aí

Sonhos no Mundo Real

Receba as novidades

Cadastre o seu e-mail e fique sabendo de tudo sobre o mundo dos eventos e hospedagem do Castelo de Itaipava

Shopping Basket
×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora
Dúvidas? Clica Aqui