Por mais comum que possa ser, muitos noivos ainda têm dúvidas quanto a ordem de entrada na cerimônia de casamento. Existe uma ordem tradicional, independente da cerimônia ser religiosa ou não, mas os noivos podem alterá-la da forma que quiserem! Não é preciso muita rigidez ou formalidade.
Geralmente, a solenidade começa com a entrada dos pais dos noivos. O noivo com sua mãe são os primeiros, seguido do pai do noivo com a mãe da noiva – ambas entram ao lado esquerdo dos homens. Logo após entram os padrinhos, intercalados entre os da noiva e os do noivo. Eles podem entrar apenas como casais, conforme a tradição, ou seguir o modo americano, no qual os padrinhos e madrinhas entram sozinhos, posicionando-se depois ao lado de cada noivo.
As crianças entram logo após os padrinhos! São elas que anunciam a entrada da noiva. Em primeiro lugar, entra a florista e, em seguida, as daminhas e os pajens. Alguns casais optam pela entrada deles, junto com as alianças, após a entrada da noiva. Fica a seu critério! Avós ou pets também podem realizar essa importante tarefa.
Agora é momento mais esperado da cerimônia: a entrada da noiva! Tradicionalmente, ela entra ao lado esquerdo do pai, regida pela marcha nupcial. É ele quem leva a filha até o altar, até o noivo. Em caso de pai falecido ou ausente, a noiva pode entrar sozinha ou com o avô, padrasto, irmão, tio ou, até mesmo, com a mãe. O mesmo vale para o noivo, na ausência de sua mãe. O importante é ter ao seu lado uma pessoa muito especial neste grande dia!
Referências:
https://mariee.com.br/blog/qual-a-ordem-de-entrada-da-carimonia
https://revista.icasei.com.br/cortejo-do-casamento-ordem-de-entrada-e-saida-na-cerimonia/
https://www.nosvamoscasar.com.br/blog/qual-a-ordem-de-entrada-na-cerimonia-de-casamento/