A flor de lapela, também chamada de boutonnière, é um elegante acessório utilizado por noivos e padrinhos durante o casamento. O adorno é composto por um ramalhete de flores e deve ser preso na lapela do paletó. Como muita gente confunde, vale destacar que a lapela não é o bolso! É a parte anterior ou superior que se encontra virada para o lado de fora do paletó.
Essa tradição tem sua origem no século XIX, com o romance da rainha Vitória e do príncipe Albert, do Reino Unido. Em determinada ocasião, ela o presenteou com um pequeno buquê formado por suas flores preferidas e ele, em um gesto de carinho, fez um pequeno corte na lapela de seu paletó e colocou o ramalhete no local. Ele teria feito isso para lembrar de Vitória toda vez que sentisse o aroma das flores. Muito romântico, não é? Essa atitude tornou-se famosa na sociedade britânica e não demorou muito para alcançar o mundo.
Hoje em dia, a lapela é praticamente indispensável na produção masculina. O acessório é sofisticado, estiloso e cheio de charme! A escolha da flor vai depender do estilo da cerimônia e do gosto dos noivos. São várias as opções! Confira algumas inspirações de lapelas para noivos e padrinhos: