Existe uma regra cada vez mais evidente no mundo da confeitaria: todo adereço que fizer parte da decoração do bolo deve ser comestível. Isso evita acidentes e situações chatas em que os convidados têm que ficar separando o que pode ou não pode comer. Por isso, as flores comestíveis estão em alta! Elas podem ser feitas com uma massa especial, pintadas à mão com uma tinta específica ou podem ser utilizadas flores verdadeiras que são ingeríveis.
Cerca de 90% das flores são comestíveis, mas existem algumas tóxicas. Por isso, fique atento às quais serão utilizadas no bolo e procure produtores confiáveis. Além disso, como são delicadas, essas flores não podem ser deixadas de molho e devem ser acrescentadas no último momento da confecção, para que não murchem. Confira algumas opções de flores para o seu bolo de casamento:
Dentes de leão São flores com um sabor doce que lembra o mel. Além de sobremesas, podem ser utilizadas em geleias e saladas.
Lavanda A lavanda possui um sabor e um aroma específico, com um leve toque cítrico. Combina com diversos tipos de sobremesas e chás. Além disso, é bastante popular na área cosmética e da perfumaria.
Flor-de-mel Como diz o nome, a flor-de-mel possui um aroma intenso de mel e um sabor adocicado. Combina com sobremesas, carnes e até peixes.
Rosas Muito usadas em sobremesas, principalmente bolos, as pétalas de rosas trazem uma sofisticação a mais. Dependendo da espécie, seu sabor pode ser adocicado ou amargo.
Cravina A flor pode ser misturada ao açúcar para o preparo de bolos e seu sabor lembra bastante o cravo-da-índia.