Festa de debutante: o significado das tradições

Comemorar os 15 anos com uma festa deslumbrante é o sonho de muitas meninas! Elas esperam ansiosamente pelo grande dia e planejam tudo deste muito cedo, afinal, esse é o momento de brilhar! As festas de debutante são cheias ritos de passagem e momentos que ninguém quer deixar de fora. No entanto, muitos pais e aniversariantes não conhecem o significado e as origens de tais tradições. Quer saber um pouco mais? Confira a seguir!

A palavra debutante deriva do francês début, que significa início ou estreia. Na segunda metade do século XVI, na Europa, as famílias nobres realizavam grandes bailes para apresentar suas filhas à sociedade. O objetivo era atrair pretendentes às moças. De acordo com a tradição da época, o 15º aniversário de uma menina marcava a passagem da infância para a vida adulta. Ela poderia usar roupas adultas, frequentar reuniões sociais e namorar. O baile, na realidade, representava a aliança entre as famílias nobres. Atualmente, as festas de debutante não têm mais esses objetivos! O baile tornou-se, antes de mais nada, a comemoração de uma nova fase da vida das jovens. Elas escolhem todos os detalhes da festa e tudo que têm direito. No entanto, algumas tradições ainda permeiam os bailes, mesmo que adaptadas aos tempos modernos. Algumas são:

Valsa

Desde os primórdios dos bailes de debutante europeus, a valsa era considerada a dança oficial. Tal modalidade surgiu na Áustria e na Alemanha do início do século XII e embora seja considerada clássica, sua origem é campestre. O estilo da dança é marcado pelo ritmo lento e pelos movimentos que formam círculos pelo salão, como se estivessem dando voltas. Com passos simples e muito elegantes, a dança conquistou rapidamente popularidade.

A princípio, a aristocracia e as classes sociais mais altas consideravam a valsa vulgar e, por conta disso, alguns países europeus até chegaram a proibi-la. Para eles, a valsa era imoral e o contato físico inapropriado. No entanto, ela começou a ganhar força nas camadas populares até que, no fim do século XVI, a dança passou a ser aceita pela alta sociedade, transformando-se em um gênero clássico. Foi exatamente nesta época que os bailes adotaram a valsa!

No contexto da debutante, a valsa representa a primeira dança da jovem, quando a vida infantil é deixada para trás e a adolescência é atingida. O primeiro par é seu pai, depois valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe. O ritmo pode ser o clássico, mas muitas meninas, hoje em dia, escolhem outros estilos musicais. Fica a critério de cada uma! A valsa também pode ser o momento da abertura da pista de dança.

Troca do Vestido | Troca do Sapato | Entrega da Joia

A troca do vestido, a troca dos sapatos e a entrega da joia simbolizam a passagem da infância para a vida adulta. Tradicionalmente, o primeiro vestido é mais simples e é utilizado para receber os convidados. O segundo, pelo contrário, é exuberante e mais adulto, justamente para marcar tal transformação. É durante a valsa que ele é utilizado.

No entanto, antes mesmo de começar a dança, é realizado outro rito: a troca de sapatos. Com a ajuda do pai ou do príncipe, a debutante retira os sapatos baixos e passa a utilizar sapatos altos. Como antigamente as crianças não podiam usar saltos, o rito simboliza também a caminhada da jovem rumo à vida adulta. Por fim, a joia é entregue pelo pai ou avô após a valsa, podendo ser um anel, uma pulseira ou um colar. Além de complementar o visual, o acessório tem esse significado muito especial.

Passagem da Boneca

Esta é outra maneira de simbolizar a nova fase da aniversariante. O ritual da troca da boneca não é mais tão comum como antes, mas continua fazendo parte de algumas festas. A debutante troca uma boneca, muitas vezes vestida como ela, por um buquê de rosas. O rito de passagem é também realizado antes da valsa! Além disso, quem entrega a boneca para a aniversariante e troca pelas flores é, geralmente, uma menina mais nova.

15 Damas ou Casais

Segundo a tradição, a debutante deve escolher 15 damas, acompanhadas de 15 meninos ou não, para cumprir um papel simbólico durante a valsa. As damas ou os casais entram primeiro no salão para formar um corredor de entrada para a aniversariante! No momento da valsa, cada dama ou casal deve segurar uma vela para que a debutante as apague enquanto dança. Este ato simboliza os anos que passaram desde a entrada da jovem na vida adulta.

Debutante, agora que você já sabe os significados das tradições é só começar a planejar sua comemoração no Castelo! Caso você prefira uma festa super tradicional, aposte nesses ritos de passagem e tudo será perfeito! Entretanto, se a ideia é fazer uma festa moderna, existem diversas maneiras de adaptar as tradições para os dias atuais. Você pode escolher músicas da atualidade para a valsa, criar coreografias divertidas com seus amigos e muito mais. Que seja do seu jeito!

castelovps

castelovps

Deixe um comentário

Sobre o Castelo

O casamento dos seus sonhos, renovação de votos, aniversários e outros eventos em um ambiente medieval, com estrutura completa para você não precisar se preocupar com nada em 24 parcelas fixas sem juros. Fale agora com uma consultora do Castelo.

Últimos Posts

Segue aí

Sonhos no Mundo Real

Receba as novidades

Cadastre o seu e-mail e fique sabendo de tudo sobre o mundo dos eventos e hospedagem do Castelo de Itaipava

Shopping Basket
×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora
Dúvidas? Clica Aqui