Assim como o casamento, a comemoração das Bodas é uma data especial para o casal celebrar com amigos e parentes, mas dessa vez, comemorando 50 anos de união.
A tradição da comemoração das boda remonta à Alemanha medieval, onde em pequenos povoados, os casais que completavam 25 e 50 anos de união (o que era muito raro, devido ao fato da população da época viver até 30-40 anos). eram presenteados por amigos e vizinhos com coroas, que parabenizavam o casal e desejava boa sorte, além de reforçar o desejo que continuassem juntos por muito tempo. Aos 25, a coroa era de prata e aos 50, de ouro.
Os anos foram passando e a tradição alemã não foi esquecida, pelo contrário: se expandiu por vários continentes, ganhando novos presentes e agregando novas bodas, de diversos anos diferentes.
Hoje são celebradas bodas do primeiro ano de casado ao centésimo. Cada boda tem sua própria representação figurativa e ganha mais força com o passar dos anos.
Alguns casais têm o desejo de comemorar as bodas mas não sabem por onde começar a organizar. Veja algumas dicas:
1- Lista de convidados:
Essa é comum para qualquer tipo de evento, pois é a lista que definirá o tamanho do seu evento.
Se lá no casamento já era necessário pensar bem em quem iria convidar, mas bodas mais ainda. Deve-se pensar nos amigos mais próximos, assim como nos parentes e naqueles que fazem parte da história do casal.
2 – O local:
Algumas pessoas optam por “refazer” o dia do casamento, celebrando as bodas no mesmo local onde foi realizado o casamento. A ideia é sua legal, mas nem todos os casais têm essa facilidade, já que alguns não moram mais na cidade onde casaram, ou até mesmo pelo fato de algumas igrejas e templos não realizarem cerimônia de bodas.
Os casais podem escolher só uma benção, assim como uma missa ou culto formal. Deve-se pensar: precisaremos de uma capela? Ou apenas um lugar aconchegante basta?
Após escolhido o ambiente da cerimônia, é hora de escolher onde será celebrada a festa – se for desejo do casal festejar fora de casa, casas de festa, castelos e até alguns sítios já fazem festas de bodas e vão poder ajudar o casal com os preparativos próprios para o evento.
3 – Decoração:
Se não houver alguém ou alguma empresa que possa ajudar o casal com a decoração, é hora de colocar a mão na massa. Vários sites disponibilizam ideias incríveis de decoração, desde as mais básicas até as mais elaboradas. O legal é investir na criatividade!
As cores do evento não são nenhuma supresa. Se as bodas foram de prata, usa-se prata na decoração, se forem de ouro, usa-se o dourado. Cores sóbrias podem fazer parte da paleta de cores do evento. Branco, marfim, nude, gelo são boas apostas.
4 – Lembrancinha:
Já que os pombinhos podem se aventurar com a decoração, porque não com as lembranças?! A ideia é mesma, investir na criatividade. Além de ficar mais em conta, o casal poderá presentear os convidados com lembrancinhas exclusivas, feitas por eles mesmos.
5 – Registre tudo:
Uma data tão linda precisa ser registrada. Procure com antecedência fotógrafos com bons portfólios. O casal pode fazer um ensaio antes do evento e ainda ter todos os momentos seguintes imortalizados pela fotografia.
6 – Não esqueça dos looks:
O vestido da noiva já não precisa estar dentro do padrão do casamento. Usar branco é apenas uma escolha. Cores como rosa claro, azul bebê, lilás, coral e nude estão bombando entre as escolhas de vestido para as Bodas. Escolha aquele que te faz se sentir bem e combine com a ocasião.
Como o evento não é tão formal como o casamento, o noivo pode optar por um terno simples.
7 – Uma playlist especial…
Em todos esses anos de união, os noivos com certeza colecionavam momentos especiais e músicas também. Para celebrar as bodas, o casal pode pedir para que toque “aquela música” que remete a um momento de carinho na vida dos dois.
A também vale para a festa. Se a famosa “valsa dos noivos” for repetida, pode-se escolher uma música que tenha marcado a vida a dois.
8 – Aproveite cada momento:
Imprevistos acontecem. Uma coisinha ou outra pode acabar espaçado, mas não é o fim. A ideia de celebrar tantos anos juntos é maior e mais forte que qualquer problema que venha acontecer. Curta com seu par e seus convidados cada segundo que puder, além do mais, não é todo dia que comemoramos uma data como essa, não é mesmo?