Convite de Casamento: como escolher o papel?

convite de casamento é a primeira impressão do seu casamento! É através dele que os convidados terão uma noção sobre o como vai ser a cerimônia, as cores da decoração e as informações pertinentes. Desta forma, cada detalhe deve ser muito bem pensado e o papel é um dos pontos mais importantes. Dependendo do tipo escolhido, o convite ganha um estilo único, seja tradicional, rústico ou moderno. Mas vem cá, você sabe por onde começar? Confira nossas dicas para escolher o melhor papel para o seu convite!

Cor

Comece definindo os tons que serão usados no casamento e monte uma paleta de cores. Procure por referências na internet e fique de olho na cor do ano escolhida pela Pantone! É sempre um bom ponto de partida. Com a paleta definida, vários outros pontos da cerimônia poderão ser planejados, como decoração da festa, flores, vestidos das madrinhas e muito mais.

Em relação ao convite, existem diversas coleções de papéis que já possuem cores, algumas sólidas, outras metálicas ou perolizadas. Escolha o que melhor se encaixa no estilo do seu casamento. Vale destacar que o papel do convite e do envelope não precisam ser iguais.

Textura

A textura é um dos complementos que você pode adicionar em seu convite de casamento! Elas ficam ótimas em papéis de tons neutros e em convites mais tradicionais. Além disso, as texturas dão um ar sofisticado e elegante aos convites. As mais conhecidas e utilizadas são: linear, telado, colmeia (semelhante a pequenos losangos), rugoso, vergê e touch (com sensação emborrachada ou áspera).

Podemos perceber que a textura, além de trazer um aspecto visual diferente, ainda possui uma experiência tátil. Importante destacar que as texturas podem interferir em alguns tipos de impressão, portanto, antes de escolher o papel, certifique-se de que os processos gráficos serão apropriados.

Gramatura

A gramatura nada mais é do que o peso do papel, cuja medida é expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). O valor influencia diretamente a espessura e a rigidez do papel, portanto, papéis mais pesados também são mais espessos. No Brasil, a maioria dos convites é feito em gramaturas 180g e 240g. Para não ter erros, o ideal é que você sinta e toque os papéis antes de escolher e, além disso, é importante conversar com a gráfica sobre o que pode ou não pode ser impresso. Algumas impressoras não conseguem imprimir em altas gramaturas e isso pode alterar o seu planejamento.

O papel representa boa parte do preço dos convites. Caso o seu orçamento seja limitado, procure o meio termo! Utilize papéis texturizados e metalizados em modelos mais básicos e sem muitos detalhes. Desta forma, o papel já garante a elegância! Já para os convites elaborados, procure papéis mais simples.

Em suma, para escolher o papel do convite, o ideal é que o estilo do casamento e as cores já estejam em mente. Desta forma, o processo de definição dos outros detalhes, como caligrafia, envelope e texto, será muito mais tranquilo!

castelovps

castelovps

Deixe um comentário

Sobre o Castelo

O casamento dos seus sonhos, renovação de votos, aniversários e outros eventos em um ambiente medieval, com estrutura completa para você não precisar se preocupar com nada em 24 parcelas fixas sem juros. Fale agora com uma consultora do Castelo.

Últimos Posts

Segue aí

Sonhos no Mundo Real

Receba as novidades

Cadastre o seu e-mail e fique sabendo de tudo sobre o mundo dos eventos e hospedagem do Castelo de Itaipava

Shopping Basket
×

Omnibees - Intelligent Hotel Distribution
Reservar Agora
Dúvidas? Clica Aqui