Tudo o que você precisa saber sobre daminhas e pajens

Tudo o que você precisa saber sobre daminhas e pajens

Assim como quase todas as tradições de casamento, a origem dos pajens e damas de honra carrega várias lendas. Existem duas mais populares que tentam explicar de onde veio esse costume.

Segundo alguns historiadores, o cortejo tem origem pagã e surgiu na Antiguidade, onde as damas e pajens tinham como missão proteger os noivos dos maus espíritos. A ideia era selecionar casais com idade parecida aos noivos para que usassem roupas similares e confundissem esses espíritos, impossibilitando a maldição no casamento.

Já a explicação que envolve as crianças diz que os pequenos fazem parte dos matrimônios desde os tempos medievais. A função delas era energizar o ambiente com toda a sua pureza e inocência. 

Função

As funções possíveis são diversas: levar as alianças, entrar com plaquinhas antes dos noivos, jogar pétalas enquanto os noivos caminham até o altar, carregar minibuquê junto com a noiva, entrar com animais de estimação. O céu é o limite! Escolha a função que faça mais sentido para o seu casamento e para as crianças que você escolheu para abrilhantar a sua cerimônia. 

Quantidade ideal

A quantidade tradicional é, pelo menos, uma dama e um pajem, mas não existe regra para essa escolha.

Dica: para definir o número ideal, pense no tamanho do ambiente para ter harmonia visual, nas funções que você quer que elas exerçam e na quantidade de crianças próximas ao casal.

Como escolher as damas e pajens

  • Analise o perfil das crianças e tente prever se eles se sentiriam bem com o papel de grande destaque;
  • Escolha crianças que tenham intimidade com os noivos para que eles se sintam à vontade;
  • Explique o que eles vão fazer no grande dia;
  • Ensaie quantas vezes for preciso.

Traje

Existem várias opções de trajes para os pequenos, mas é importante pensar no visual deles como um complemento para harmonia geral do casamento. As roupas das crianças devem combinar com o look dos noivos e com o estilo de decoração da cerimônia.

Veja referências aqui:

Não perca tempo! Envie esse texto para aquela amiga que está no processo de escolher as daminhas e pajens do casamento. E ah, acompanhe o Castelo de Itaipava no Instagram e Facebook. Sempre compartilhamos novidades por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *