Demoiselle: função e diferenças entre madrinhas de casamento x dama de honra

Demoiselle: função e diferenças entre madrinhas de casamento x dama de honra

Escolher quem serão as madrinhas e padrinhos é uma das primeiras tarefas que os noivos pensam quando decidem dizer o tão esperado SIM de suas vidas, mas é importante saber que existem configurações novas que estão fazendo sucesso na gringa e chegando ao Brasil como uma forte tendência.

Você já ouviu falar de demoiselle ou dama de honra? Nós, do Castelo de Itaipava, selecionamos tudo o que você precisa saber. Confira:    

O que é?

A palavra demoiselle vem do francês e significa “donzela”. Esse termo se refere às damas de honra adultas ou adolescentes. No casamento, elas são as verdadeiras confidentes da noiva!

A função principal da demoiselle é acompanhar a noiva em todos os preparativos para o casamento. Sabe aqueles filmes americanos que mostram uma melhor amiga que aconselha e está sempre presente no dia a dia da noiva? É a dama de honra!

Não tem regra quanto ao número de pessoas que devem ser escolhidas. Você poder escolher só uma ou seis! O importante é que sejam pessoas muito próximas. Afinal, elas serão como suas “fadas madrinhas” e irão te auxiliar durante todo o processo do casamento. 

Tradição

Na Idade Média, as damas de honra tinham a função de confundir os ditos “maus espíritos” ou negatividade. Para isso, elas se vestiam iguais ou semelhantes a noiva e entravam antes.

Diferença entre demoiselle x madrinha de casamento

  • Entrada

As madrinhas de casamento entram sempre antes do noivo na cerimônia. Já a demoiselle, fica a critério do casal. Ela pode entrar no início, antes da noiva, com a noiva, no momento da aliança. A escolha é livre!

  • Casal

Madrinhas formam um casal. Demoiselles não tem necessidade de estarem acompanhadas de um homem.

  • Visual

A roupa da demoiselle costuma ter grande destaque, assim como o das madrinhas. O que diferencia é que a dama sempre carrega um buquê.

Qual modelo escolher?

Essa escolha é muito pessoal. O ideal é que você estude sobre os dois estilos e entenda qual se encaixa mais com a sua personalidade e o seu desejo para o grande dia.

Observação importante: uma escolha não exclui a outra. Você pode optar pelos dois modelos!

Para quem quer escolher um estilo só: se vocês tiverem muitos casais de amigos, talvez seja interessante convidar madrinhas e padrinhos. Mas, se a noiva tiver uma amizade de longa dada OU não tiver ninguém para colocar de daminha/pajem, por exemplo, demoiselle pode fazer mais sentido. 

Gostou das dicas? Acompanhe o Castelo de Itaipava nas redes sociais: Facebook e Instagram. Nós publicamos dicas e inspirações diariamente por lá. 😉

Fonte: iCasei, Blog Wedy e Momento Noiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *