5 dicas para você escrever os seus votos de casamento (+vídeos de inspiração)

Os votos de casamento é um dos momentos mais lindos de toda cerimônia. É nesse instante que todos prestam atenção na declaração de amor que os pombinhos têm para fazer um para o outro. Não tem como não se emocionar!

No entanto, nem sempre é fácil para os noivos, pois muitos não sabem nem como começar a escrever o discurso. Se você faz parte desse time, fique tranquila(o). Nós vamos te ajudar! A equipe do Castelo de Itaipava selecionou 5 dicas práticas para você escrever os seus votos de casamento. Veja só:

Não deixe para em cima da hora

Estabelecer um prazo para escrever os votos é muito importante. Não deixe para escrever um dia antes do casamento. Imprevistos podem acontecer e você pode ficar sem tempo de escrever a melhor declaração. Coloque as suas ideias no papel, pelo menos, uma semana antes do grande dia. Depois, vá só revisando e treinando, se achar necessário.

Faça uma lista de ideias 

Antes de começar a escrever os votos de fato, anote todos os detalhes da sua pessoa amada e da história de vocês. Vale características, qualidades, memórias, frase que ela sempre diz, música do casal, sensações que foram sentidas em passos importantes da relação, o que você gostaria de fazer para sempre ao lado dela, promessas de amor.

Todas as ideias são bem-vindas! Ter essas respostas em uma lista irá facilitar a sua escrita.

Seja breve

Engana-se quem acha que o discurso deve ser extenso. A sua declaração deve ser breve, mas esbanjar sentimentalismo. É isso que realmente importa: que as suas palavras expressem os mais belos sentimentos.

Seja sincero e evite clichês

Sabe aquelas frases prontas que todos já leram na internet? Elas deixam o seu discurso genérico demais. O ideal é que a declaração seja personalizada e que tenha a ver com a vida de vocês dois. Portanto, seja sincero com os seus sentimentos. Os textos devem conter muito de vocês e só.

  • * Observação: se você não é uma pessoa muito extrovertida, não tente escrever um texto com muitas brincadeiras. Seja você!

Conte histórias

Resgate na memória momentos marcantes da vida de vocês. Contar uma história no meio do discurso é emocionante e salva qualquer trava de escrita! Além de transcrever o episódio, adicione frases sobre o que você aprendeu e/ou sentiu no momento. Vai ficar lindo demais!

EXTRA! Exemplo de como separar os temas do texto:

  • * Começar contando uma história;
  • * Adicionar o que você aprendeu e/ou sentiu com essa história;
  • * Falar sobre a importância do seu amor para você e a expectativa da vida a dois;
  • * Finalizar com promessas de amor.

Veja aqui vídeos de votos de casamento para você se inspirar: