Carregando...

Atrações

Alameda Barão de Itaipava

Vindos do Rio de Janeiro, todos os materiais utilizados na construção do Castelo passaram pela antiga estrada de ferro, que pertence ao cenário da atual Alameda Barão de Itaipava. A estrada recebeu esse nome em homenagem ao Barão Jayme Smith de Vasconcellos, o terceiro Barão da linhagem Smith de Vasconcellos.

Castelo Club

Primeira construção do Castelo de Itaipava, o Castelo Club serviu como moradia para o Barão Smith de Vasconcellos para que ele pudesse acompanhar de perto a edificação dessa bela obra apreciada por todos até os dias atuais. Restaurado em 2012, hoje o prédio funciona como espaço para eventos de pequeno porte, como mini wedding, festas corporativas, infantis e pequenas celebrações.

Castelo de Itaipava - Festas, Eventos e Cultura

O Castelo de Itaipava foi construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos e se tornou famoso por ser uma reprodução fiel de um castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo, Fernando Valentim. Assim, seus belos traços arquitetônicos fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas! A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa que utilizaram material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas pelos mais talentosos artesãos; da França o telhado de ardósia; da Itália, o famoso mármore de Carrara que compõe o piso de vários salões, inclusive, do célebre Salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e, finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro puro. Essa luxuosa construção levou em torno de 5 anos! São 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, diversos salões, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias. O imponente hall de entrada com as escadarias e o teto de jacarandá são finamente trabalhados com belíssimos vitrais do brasão da família! Além disso, as bibliotecas possuem exuberantes estantes esculpidas em relevo. Toda a mansão era ainda cercada por um imenso parque. Com tanta beleza para ver, personalidades como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias outras pessoas da alta sociedade carioca e paulista frequentavam o local.

Centro de Estetica e SPA

Um espaço digno da realeza, idealizado em parceria com o Salão Lica Marques, para você se sentir como uma verdadeira princesa.

Cervejaria

O Complexo do Castelo de Itaipava agora conta com uma cervejaria artesanal, produzindo chopps pilsen com receita exclusiva. O espaço em breve estará aberto à visitação, e o processo de fabricação, assim como o belo maquinário, podem ser admirados pelos degustadores através de uma estrutura de vidro. E o melhor: chopp por apenas R$ 5,99 todo dia e toda hora!

Espaço Cristal

O Espaço Cristal, maior e principal do Castelo de Itaipava, possui mais de 10 lustres lindíssimos e sua beleza fica ainda mais realçada por suas paredes, todas em vidro, integrando a natureza ao redor do complexo e a linda arquitetura da construção de 1920. O piso exclusivo é inspirado em palácios europeus, o que dá um toque ainda mais especial a este espaço, que é o preferido de noivos e debutantes para a realização de festas dignas da realeza.

Estrada Real, a Forgotten Part

Em meados do século XVIII, a Coroa Portuguesa determinou que o ouro e os diamantes deixassem as terras mineiras apenas por trilhas outorgadas pela realeza. Esses trechos receberam o nome de Estrada Real e, inicialmente, ligavam a cidade de Paraty (RJ) às províncias auríferas de Minas, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto (Caminho Velho). No entanto, a Coroa Portuguesa percebeu a necessidade de um trajeto mais seguro e rápido ao porto do Rio de Janeiro, surgindo então o Caminho Novo da Estrada Real, que passava por terras que hoje fazem parte do município de Petrópolis. Assim, a Estrada Real é a maior rota turística do Brasil, abrigando vários caminhos temáticos e algumas das mais belas paisagens do mundo, como o próprio Castelo.

Fazenda Itaipava, Autentica Construção de Serviço

Esta autêntica construção do século XIX, remanescente da antiga Fazenda Itaipava, restaurada pelo Castelo de Itaipava, foi usada para diversos serviços da época, e também como hospedagem, de 1915 a 1920, para os artesãos que entalharam as finas peças do castelo. Atualmente é a sede administrativa da empresa.

Fonte dos Desejos

Diz-se ter propriedade de realizar os desejos de quem, em frente a ela, formular mentalmente o que é almeja e após alguns segundos de forte concentração visualizar o fato pretendido. Era usada regularmente pelos nobres que frequentavam o Castelo para a realização de seus desejos sentimentais e também materiais.

Gazebo do Castelo

Nosso Gazebo é uma linda estrutura de vidro para a qual os noivos têm acesso por meio de uma bela passarela erguida sobre nossa charmosa fonte. Além de mesclar delicadeza e imponência, a estrutura oferece um visual deslumbrante para a entrada triunfal dos noivos, pois está localizada de frente para os portões do Castelo de Itaipava.

Hotel Castelo de Itaipava

Com construção original de 1920, somos um autêntico Castelo medieval entalhado em pedras e dispomos de 25 lindas suítes com decoração e arquitetura únicas, mesmo dentro da mesma categoria.

Jardim Imperial

Antigo trecho dos jardins do Castelo de Itaipava, que hoje margeia a BR-040. Nele, o nobre Barão passeava em suas cavalgadas diárias para visitar as terras da antiga Fazenda Itaipava que circundavam o Castelo, antes sequer da abertura da Estrada Real. O Jardim Imperial foi planejado e executado sob orientação do Barão, tornando-se um ambiente simbólico para a família Smith de Vasconcellos. Restaurado pela atual administração do Castelo, nesse belo espaço ainda é possível admirar as árvores seculares originárias daquela época.

Lanchonete do Castelo de Itaipava

Café da manhã completo e diversas opções de lanches para todos os gostos.

Largo das Palmeiras Imperiais

Originárias das Antilhas, as Palmeiras Imperiais chegaram ao Brasil em 1809, através do príncipe regente da época. Com o passar do tempo, perceberam que as árvores alcançavam tamanhos surpreendentes e, devido a isso, foram consideradas como um dos símbolos monárquicos mais importantes, pois passavam uma imagem de nobreza, distinção e classe. Por conta disso, o Barão Jayme Smith de Vasconcellos foi presenteado com algumas palmeiras para deixar o Castelo de Itaipava ainda mais encantador e fascinante. Hoje em dia, podemos observar várias delas adornando o amplo pátio do nosso estacionamento.

Loja do Castelo

Que tal levar uma recordação do maravilhoso Castelo de Itaipava para casa? Temos diversos itens, a partir de R$ 4,90, como miniaturas, botons, adesivos, garrafas, réguas, mouse pad, balde de gelo, camisas e muito mais. Venha conferir!

Parque de Eventos Castelo de Itaipava

Com um amplo espaço para festas dos mais variados portes, nosso Parque oferece estacionamento gratuito e seus eventos já fazem parte do calendário anual da Cidade Imperial.

Patio das Jabuticabeiras, Antigo Orquidário da Baronesa

O Antigo Orquidário da Baronesa é hoje representado pelo belíssimo Pátio das Jabuticabeiras, onde está localizado o Solar do Castelo, nosso bar e restaurante. Conta-se que neste local, a Baronesa Anna Thereza, esposa do Barão Jayme Smith de Vasconcellos, mantinha um espaço para o cultivo de plantas, em particular de orquídeas raras, que ela mesma cuidava. Ao receber algum convidado, a nobre fazia questão de trazê-los aqui para conhecer suas preciosidades e, aos mais especiais, presenteava-os com uma das mais belas flores de seu jardim.

Praça da Armadura Real

A Praça da Armadura Real saiu do papel em 2017 para enriquecer ainda mais o Castelo de Itaipava. Sonho antigo do Barão Jayme Smith de Vasconcelos, o local foi criado para homenagear a todos que lutam pelos seus ideais e batalham para alcançar seus objetivos.

Praça da Baronesa

Esta bela praça contribui para a ornamentação do Castelo de Itaipava e é lar da Árvore da Baronesa, da espécie Joannesia Princeps, também conhecida como Boleira ou Andá-Açucentenária. Com uma iluminação que realça ainda mais sua beleza, diz-se que a principal atração deste espaço foi plantada pela própria Baronesa Anna Thereza de Vasconcellos, que já naquela época demonstrava grande respeito pela natureza.

Praça do Cavaleiro Medieval

Representada pela imponente figura de um guerreiro em seu cavalo, a Praça do Cavaleiro Medieval foi Idealizada pelo Barão Smith de Vasconcelos, que tinha o sonho de criar um espaço para homenagear os grandes heróis de sua época, assim como para honrar a todos que lutam por seus ideais e batalham para alcançar seus objetivos. Assim, a imponente estátua possui cerca de 5 metros de altura e está localizada na entrada do Solar, nosso bar e restaurante. Venha nos visitar e conferir de pertinho esse belo monumento!

Restaurante do Castelo

Com um conceito totalmente repaginado, o Restaurante interno do Castelo de Itaipava mantém a boa gastronomia, mas traz um cardápio renovado com pratos deliciosos, sushi bar, música ao vivo e uma carta de vinhos e cervejas com rótulos especiais! Além do ambiente familiar, com uma miniárea kids, a nova proposta do espaço é convidativa para reunir os amigos ou curtir a dois! Venha nos fazer uma visita!

Solar do Castelo de Itaipava

Localizado no charmoso Pátio das Jabuticabeiras, o Solar do Castelo foi pensado para se tornar o seu bar & restaurante preferido! Temos 2 ambientes internos climatizados e uma charmosa área externa com ombrelones. Com diversas opções para agradar a família, os casais e a galera, oferecemos ainda chopps e cervejas artesanais, música ao vivo e uma grande área kids, GRÁTIS para a criançada. Venha nos visitar e curtir tudo isso com a vista mágica do Castelo de Itaipava!

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 24 98801-2868
Hotel+55 24 99911-9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 98669-1034
Taberna do Castelo: +55 24 99977-5477
Solar: +55 21 98669-1033