Notícias

Trabalho de restauro na Suíte Imperial do Castelo de Itaipava

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-06

O Castelo de Itaipava sempre se preocupou em fazer seus hóspedes se sentirem de volta aos tempos da realeza. Afinal, é isso que busca quem se hospeda em um Castelo de Verdade! E, para que a experiência deles nesse refúgio na região serrana do Rio de Janeiro seja a mais completa possível, prestamos atenção em todos os detalhes.

Por isso, contratamos o artista Paulo Alves Pereira para restaurar o vaso do banheiro da Suíte Imperial, a mais nobre do Castelo. É nessa suíte que muitas de nossas noivas se preparam para o grande dia e, assim, nada mais adequado do que preservar cada cantinho do lugar, transportando-as de volta a uma época de beleza e sofisticação. Como, apesar dos cuidados, o vaso do banheiro sofreu bastante desgaste nesses quase 100 anos de existência do Castelo de Itaipava em Petrópolis, queríamos devolvê-lo à sua antiga glória.

O trabalho, no entanto, não é simples. A peça faz parte de um conjunto com o bidê, o lavatório e a banheira, e todos foram entalhados em mármore de Carrara amarelo de um veio já extinto, não deixando dúvida do quanto são raros e singulares.

Entraram em cena então os talentos de Paulo. Ele conseguiu reproduzir o raríssimo mármore do vaso, preparando-o para voltar a fazer parte desse banheiro tão admirado que, nas duas edições da MasterCasa realizadas aqui no Castelo, teve mais destaque que o próprio quarto!

Após o vaso, Paulo passará a recompor mais detalhes no mesmo banheiro, como a face do leão que fica sobre impressionante banheira, entalhada em um bloco único do belíssimo mármore de Carrara amarelo de veio extinto. Além disso, ele também fará pequenos reparos no mármore nobre, necessários após esse quase um século de uso.

E, como nossos hóspedes procuram a combinação entre a fantasia medieval e os confortos modernos, o banheiro da suíte também recebeu um box com chuveiro. Mas é claro que o projeto foi pensado com carinho, e o box foi criado em vidro com bordas de metal dourado, para harmonizar com o ambiente.

Um quarto de luxo para nobres

A bela Suíte Imperial 101 não leva o nome de Suíte da Baronesa por coincidência. Na verdade, ela era o aposento da Baronesa Anna Thereza, esposa do Barão J. Smith de Vasconcellos. Foi o barão quem encomendou a construção o Castelo de Itaipava, em 1920, como a reprodução de um castelo medieval.

Esse belo quarto de luxo, além do elegante banheiro com peças em mármore de Carrara localizado dentro de uma das torres (uma característica única!), conta também com uma vista para a fonte e o jardim do Castelo. Nele, nossos hóspedes se sentem realmente como parte da realeza, desfrutando do charme de uma época que hoje vive apenas no nosso imaginário.

Porém, aqui, ela pode ser transformada em realidade. Além da suíte da Baronesa, o Castelo de Itaipava tem mais 18 quartos e, também, salões, terraços, área externa, cozinha completa, restaurante e mais. Nele, acontecem grandes casamentos, festas e eventos (confira aqui nossa agenda completa de eventos), encantando convidados que, provavelmente, nunca imaginaram que estariam em um Castelo de Verdade.

Não perca a oportunidade de passar alguns dias em um autêntico Castelo Medieval em Petrópolis. Aqui, onde nobreza, personalidades e alta sociedade já festejaram, chegou sua vez de realizar seus sonhos. Conheça o Castelo de Itaipava e venha viver momentos únicos conosco!

Confira fotos do banheiro da Suíte da Baronesa e do trabalho de restauro feito nele:

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-010
Antes: O vaso durante a restauração

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-020

Paulo Alves Pereira durante a restauração.

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-030

Depois: Trabalho finalizado

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-040

Detalhe: Linda estátua na parede em alto relevo e mármore de Carrara branco

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-050

Antes: Todas as peças intactas, exceto pelo vaso, danificado com os anos.

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-060

Box com bordas douradas

Reforma-Suíte-da-Baronesa-Castelo-070

O banheiro da suíte é redondo pois está localizado na torre, vista aqui à esquerda.