Notícias

Músicas para Cerimônia de Casamento

Img-Destaque-Blog-Musicas-Casamento

Músicas para Cerimônia de Casamento

 

Escolher as músicas para uma Cerimônia de Casamento pode parecer complicado, mas tudo feito com calma e organização acaba dando certo. Resolvemos lhe ajudar a decidir como planejar uma Playlist perfeita para a cerimônia de casamento em poucos passos. Confira!

Cinco passos para uma playlist perfeita de casamento

1. Onde fará a cerimônia?

O local escolhido influencia e muito nos quesitos: quais músicas, em quais momentos e quantas músicas se deve colocar. Em Igrejas geralmente há um ritual e as músicas entram em momentos específicos. Quando o casamento é em salão de festas, sítios e praias o cronograma da cerimônia pode ser realizado pelos noivos, então vale a pena investir na imaginação e preparar algo bem diferente do tradicional. Logo, pense bem antes e converse com as pessoas responsáveis pela organização para ver quantas músicas serão necessárias.

2. Quantas músicas serão colocadas?

A quantidade de músicas influência diretamente no tempo que durará a cerimônia. Para ter uma boa base de tempo pense que 8 músicas equivale há aproximadamente 1 hora de cerimônia. Se aumentar para 12 músicas, terá 1 hora e meia de evento. Isso é importante para que haja uma harmonia entre os seus convidados e os noivos. De nada adianta uma cerimônia com 15 músicas muito bem selecionadas se os convidados já estão cansados e os filhos loucos para irem embora. Faça uma cerimônia atraente tanto para os noivos quanto para os convidados.

3. Organizar as etapas da cerimônia

Antes de pensar em quais músicas são as melhores, planeje em qual momento cada uma delas deve entrar e como devem ser. As cerimônias tradicionais são distribuídas em seis partes: entrada dos padrinhos, entrada do noivo, entrada de pajens, daminhas, logo depois a entrada da noiva, a benção, os cumprimentos e a saída. Visto isto, é hora de selecionar quais músicas encaixam melhor em cada parte.

4. Escolher as músicas

A música da entrada dos padrinhos pode ser instrumental e discreta, porque ainda existem dois focos de entradas importantes por vir: a entrada do noivo e da noiva.

A música da noiva, geralmente, é a mais clássica de todas: a Marcha Nupcial. Há várias músicas inspirados nesta melodia, mas a antecedida de Clarinada ou Campanas são as mais comuns. Algo muito tradicional e marcante na entrada das daminhas é a presença de alguém, atrás delas, tocando violino. Geralmente entradas triunfantes assim são guardadas para após a entrada na noiva, quando a dama traz as alianças. Na bênção usa-se a canção do Pai Nosso, para os evangélicos, e Ave Maria para os católicos.

Dois momentos em que as músicas tradicionais podem ser deixadas de lado e os noivos podem usar as suas preferidas são nos cumprimentos e na saída. Lembrando que é um momento de alegria, então não pense só no ritmo das músicas como também em suas letras.

5. Trocando opiniões entre os noivos

Para escolher as músicas é aconselhável que primeiro os noivos pensem separado e depois juntem para decidir quais as melhores para a cerimônia. O interessante é deixar a escolha da entrada do noivo com ele e da noiva com ela, para que a cerimônia fique bem a cara dos noivos.

Que tal seu Casamento em um Castelo de Verdade? Clique e Confira