Notícias

Chuva de arroz: tradição e modernidade

Img-Destaque-Blog-Chuva-Arroz

 

Riqueza, amor, fartura e felicidade por toda a vida a dois. É isso o que desejam os padrinhos e convidados ao jogarem a tão famosa chuva de arroz nos recém-casados. Você sabia? Diz a lenda que, há mais de 2 mil anos a.C., um mandarim encomendou uma chuva de arroz para jogar na sua filha após a cerimônia de casamento, simbolizando riqueza e amor. A moda pegou, virou tradição no mundo inteiro e atravessou milênios. Nascida na China, onde o arroz sempre foi símbolo sagrado da prosperidade, a tradição de jogá-los nos noivos significa fartura e felicidade durante toda a vida.

Tradição repaginada

Em um universo com pessoas cada vez mais dinâmicas, modernas e inovadoras, os grãozinhos de arroz também foram repaginados, ganhando novos formatos e cores. Tudo isso para atender aos mais variados gostos dos casais. No entanto, independentemente de qual for o tipo de chuva escolhido pelo casal, o importante é usar a criatividade e festejar. Além disso, o que mais vale são as boas energias que os convidados desejam transmitir aos recém-casados.

Releituras da chuva de arroz

Repaginados, os grãozinhos, que hoje já não são mais somente daquele formato tradicional que conhecemos na cozinha, podem ser substituídos pelos mais variados tipos de “chuva”. Conheça.

Chuva de arroz em formato de coração

Além de ser ecofriendly (termo usado para dizer que são amigavelmente ecológicos), os grãos se dissolvem na água e têm aroma de baunilha. Embalagens delicadas, com apenas um punhado de arroz, são suficientes para dar um efeito delicado e diversificado.

Pétalas de flores

Nada mais romântico do que sentir a energia e o perfume da natureza. Por isso, flores são bem-vindas em qualquer lugar e ocasião, principalmente em uma cerimônia de casamento. Pétalas de rosas de cetim causam o mesmo efeito das naturais, mas não soltam água ou amolecem. Portanto, quem optar pelas pétalas naturais, deve armazená-las em locais frescos.

Bolinhas de sabão

Cada vez mais presente nos casamentos, o interessante é personalizar as embalagens de bolinhas de sabão com o monograma ou com a identidade visual da festa. Vale também abusar um pouco mais da criatividade e usar formatos que substituem o tradicional tubinho da infância, como corações ou bolos com noivinhos na tampa. No caso desse tipo de “chuva”, vale ficar atento ao risco de alguém escorregar com o piso molhado.

Balões de gás

Balões caem sempre bem em qualquer horário. Dão um toque incrível às fotos, conectando-se a praticamente todos os estilos de casamentos. Uma dica é pedir aos convidados para soltarem os balões à medida que os noivos forem passando. Para casamentos noturnos, em ambientes fechados, o ideal são os metalizados.

Sparkles

Os sparkles são pequenas varetas que, quando acesas, fazem um chuveirinho de faíscas. Ao optar por esse formato, é importante fazer um corredor mais largo para os noivos passarem e não correrem o risco de danificar o vestido ou o véu.  

Borboletas

Sim, existem empresas que fornecem borboletas de verdade para serem soltas na saída da igreja e muitos casais optam por elas. O Borboletário Encanto, de Salvador, Bahia, é um dos locais que fornece os insetos.

Pompons

Ideal para casais descontraídos e com o perfil mais despojado, essa é a opção mais colorida e divertida! Combinam com casamentos ao ar livre e não machucam ou estragam o penteado ou o vestido da noiva, por serem pequenos e macios. Os pompons, feitos de lã, são uma alternativa barata, fofa e cabem em qualquer embalagem.

Ao escolher a opção ideal, que seja a cara do casal, a noiva deve seguir algumas dicas para que tudo saia como o desejado. Confira abaixo.

  1. Quantidade: 10 a 20% dos convidados devem receber as embalagens.
  2. Horário de entrega aos convidados: para não preocupar os convidados durante a celebração, o ideal é que o cerimonialista entregue os mimos no final da cerimônia. Se o casamento for ao ar livre, é recomendável que as embalagens estejam nos assentos ou amarrados nas cadeiras, compondo charmosamente a decoração.
  3. Tipos de embalagens: podem ser envelopinhos de papel translúcido, caixinhas de acetato, latinhas de metal, saquinhos de papel celofane ou craft ou cones de papel.
  4. Personalização: o ideal é deixar fluir a imaginação de acordo com o estilo do casal, mas as frases mais utilizadas são “All we need is love”, “Chuva de amor”, “Love’s in the air” e “Me jogue nos noivos”.
  5. Momento da chuva: para que os noivos não precisem ficar se esquivando da chuva simbólica, o recomendável é arremessá-la no final do corredor por onde passam os recém-casados.

E você, já escolheu o tipo de chuva que mais combina com o estilo do seu casamento?

Que tal um Casamento de Princesa em um Castelo de Verdade? Clique Aqui e Confira!