Curiosidades da história de Petrópolis

Conteúdo extraído, na íntegra, do site AGP TUR.

Curiosidades

  • Para se chegar a Petrópolis, vindo do Rio de Janeiro, é necessário se transpor um paredão de pedra que faz parte da Serra dos Órgãos que nesse trecho é chamada de Serra da Estrela. A Serra da Estrela recebeu esse nome porque, à noite, os viajantes que seguiam do Rio de Janeiro para Minas Gerais ou vice e versa, viam a estrela Vésper localizada sobre o alto da serra e ela lhes servia de guia
     
  • Muitos visitantes da cidade de Petrópolis não entendem os nomes de alguns bairros da cidade. Mas na verdade, esse nomes se referem à cidades de origem de onde muitos colonos germânicos vieram.
     
  • Você sabia que Petrópolis já foi Capital do Estado do Rio de Janeiro? Em 6 de setembro de 1893 ocorreu no Rio de Janeiro a Revolta da Armada em Niterói, então Capital do Estado do Rio de Janeiro. Devido a esse acontecimendo, todas as comunicações foram cortadas entre Rio e Niterói. Assim, a capital foi transferida para Petrópolis em 20 de fevereiro de 1894 e aqui permaneceu até 4 de agosto de 1902, mas a transferência definitiva para Niterói só ocorreu no ano seguinte.
  •  O único Presidente da República a se casar durante o exercício de suas funções foi Hermes da Fonseca com a caricaturista Nair de Teffé em 8 de dezembro de 1914 no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, localizado na Avenida Koeler.
Casamento de Nair de Teffé com Marechal Hermes da Fonseca no Palácio Rio Negro em Petrópolis.

O Tratado Petrópolis, onde o Brasil comprou da Bolívia o atual Estado do Acre em 1903, tem esse nome por que foi assinado na cidade de Petrópolis, na casa onde veraneava o então Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro.

Assinatura do Tratado Petrópolis.

Antes do Museu Imperial ser fundado, depois da partida da Família Imperial para o exílio, no edifício funcionaram duas escolas: A Notre Dame de Sion, que lá permaneceu de 1892 a 1908; e o Colégio São Vicente de Paulo, de 1909 a 1940.

Colégio São Vicente de Paulo quando ainda funcionava no prédio do atual Museu Imperial.

O Palácio Quitandinha tem esse nome, pois em seu lugar havia uma fazenda com uma pequena quitanda onde se podia adquirir produtos agrícolas produzidos na fazenda para os viajantes quando Petrópolis era caminho para o interior do país.

Casa da Fazenda Quitandinha.

O lago do Quitandinha tem o formato aproximado do mapa do Brasil e ele foi construído para ser um balneário. Era composto por diversas atividades esportivas, inclusive uma praia artificial com areia vinda de Copacabana.

Praia artificial no lago do Quitandinha.

O Trono de Fátima foi projetado por Heitor da Silva Costa, o mesmo engenheiro que projetou uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Trono de Fátima, projetado por Heitor da Silva Costa.

Em 1920 foi construído o Castelo de Itaipava, único na América Latina no estilo renascentista e quem o projetou foi o mesmo arquiteto de Brasília: Lúcio Costa.

Castelo projetado por Lúcio Costa.

Primeira sessão de cinema com exibição de filmes dos irmãos Lumière (os inventores do cinematógrafo e por isso conhecidos como “os pais do cinema”) aconteceu em Petrópolis em 1897.

Cinematógrafo de Lumière.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *